O destaque hoje vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar “leveza” a iluminação: o perfilado!
O que é um perfilado?
Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados e etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível.
Como são os perfilados?
Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como “eletrocalhas”. Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que também atendam as normas rígidas para instalações elétricas.
As medidas mais comuns dos perfilados são: 19x38mm, 38x38mm ou 38x76mm em comprimentos de 6 metros. Todo perfilado possui ao menos dois furos nas pontas (no caso dos perfilados lisos) para encaixe de outros perfilados ou acessórios. Os perfilados que têm furos em todo o seu comprimento (servem para ventilação dos fios e cabos e fixação de acessórios) são chamados de perfilados perfurados. Seus furos são igualmente distribuídos em toda a extensão da peça.
Para que servem?
O uso de perfilados em qualquer tipo de instalação é uma solução inteligente, prática e eficaz. Tudo isso porque os perfilados são peças padronizadas e intercambiáveis, podendo ser montadas conforme a sua necessidade.
Os perfilados são vendidos separadamente e a junção de suas peças formam um sistema completo e organizado. Por serem aparentes, tem sua manutenção e inspeção periódica bem acessíveis, além de serem práticos no caso de uma possível ampliação/upgrade dos sistemas para qual foram destinados – algo parecido com os modernos trilhos eletrificados para spots em Led.
Quem usa?
Os perfilados ganharam também a atenção dos arquitetos e decoradores nas áreas residenciais e de convivência.
Se você pretende usar perfilados em seu projeto, veja aqui algumas dicas úteis:
Qual a altura que posso instalar?
Normalmente é recomendável o uso de perfilados nos casos de:
1) Pés-direitos (medida do piso ao teto) altos (3m. acima). Quanto mais alto o teto, maior o impacto da instalação. Porém, nos pés-direitos tradicionais (até 2,75m) o perfilado pode dar muito destaque ao ambiente se for instalado diretamente no gancho longo (acessório de fixação) que mede entre 16 e 18cm (veja a primeira foto da postagem ou clique AQUI), evitando assim o uso de uma longa barra roscada (acessório de fixação).
2) Tetos rígidos firmes (lages, estruturas metálicas etc). Estruturas maciças dão maior segurança a peça instalada.
3) Áreas com infra-estrutura aparente (elétrica, hidráulica, gás, dados etc). O perfilado nasceu para a tomada e interruptor expostos!
4) Atenção: NÃO É RECOMENDADO o uso de perfilados em forros de gesso! O seu peso, somado ao dos acessórios e posteriores equipamentos a serem instalados nele, sobrecarregarão a estrutura da cobertura, fazendo-a ceder. Caso queira ainda assim, instale primeiro todos os suportes de fixação dos perfilados e parte elétrica antes da aplicação do gesso, protegendo-os contra a sujeira da obra. É recomendado neste tipo de instalação, um espaçamento (nicho) de ø2cm no mínimo entre a barra roscada ou cabo de aço (acessórios) e o gesso, a fim de evitar-se atrito entre este e o perfilado (o movimento da estrutura pesada causado por ventos, manutenção etc, poderão rachar o seu teto de gesso)
Posso pintar? De que cor?
Claro, você pode pintar normalmente os perfilados. Mas:
5) Use fundo preparador e tinta ideais para isso. Assim você mantém a conservação da peça.
6) A cor você escolhe: pinte de branco se quiser disfarçá-lo no ambiente ou, dê vida a eles com uma cor que combine com você e sua decoração. Até o preto fica muito bonito – está super na moda, basta dar uma olhada no Pinterest para confirmar.
7) Nunca use tinta brilhante! Reflexos indesejáveis poderão arruinar a experiência e harmonia do design industrial com outros equipamentos aparentes.
8) Pinte também todos os acessórios do perfilado (cuidado com a barra roscada, use uma tinta mais rala): cada detalhe aparente realmente importa no design industrial.
9) Se você tem uma parede cinza, um piso com cimento queimado ou mesmo muitos detalhes cromados ou inox em sua casa ou empresa, então não pinte o perfilado! Ele combinará ainda melhor permanecendo “ao natural” (caso ainda queira uma cor, no máximo pinte-o todo de branco, cinza clarinho ou preto).
Ele aguenta peso?
Sim. Por isso mesmo, indicamos sua instalação em tetos rígidos. Mas não abuse:
11) Existem perfilados de diversas espessuras para suportar muitos equipamentos juntos.
12) Para o uso residencial, podem ser aplicados os mais finos.
13) Verifique com o instalador a distância ideal entre os pontos de fixação do perfilado: 2m. no máximo.
Quais equipamentos em led combinam com o perfilado?
Praticamente todos. Por permitir a possibilidade de fixação de vários acessórios, você pode instalar em um perfilado:
14) De uma simples lâmpada bulbo até equipamentos um pouco mais pesados, como refletores – ambos em Led.
15) E é aí que o projeto luminotécnico entra: ele vai harmonizar o design industrial com o equipamento em Led ideal no ambiente, para que você tenha exatamente a eficiência luminosa que precisar, sem gastar mais por isso.
16) Spots híbridos (aqueles que já vem com o Led) ou convencionais (aceitam diversas lâmpadas Led) são um exemplo de peças normalmente usadas nos perfilados.
17) Lâmpadas tubulares, tiras metálicas (PCBs) e até fitas em Led, também podem ser usadas de forma linear, criando um belo efeito de luz direta, indireta ou ambas (conforme o caso).
18) Pendentes ficam muito modernos em perfilados (inclusive com suas canoplas), principalmente os coloridos.
19) Sobrepores em led? Use e abuse do perfilado ao usá-los como quiser: redondos, quadrados… ou,.
20) OUSE! Porque também não usar um embutido (peças finas indicadas para gesso) em um perfilado? O design industrial lhe permite isso, justamente por valorizar a “transparência” dos equipamentos no seu espaço.
E a limpeza?
Muita poeira pode prejudicar não só as conexões daquilo que fará uso do perfilado como também, a emissão da luz nos equipamentos em Led instalados no ambiente. Por isso, limpe também o perfilado de 6 ou, 9 em 9 meses. Mas CUIDADO! Antes de fazê-lo:
21) Faça durante o dia, com janelas e portas abertas.
22) Desligue a chave de energia elétrica local no relógio/disjuntores.
23) Pare imediatamente a limpeza assim que observar fios descascados ou sem fita isolante.
24) Não use água, panos úmidos ou ensopados.
25) Não use nenhum produto de limpeza.
26) Tire o pó com um espanador de pena, que não tem fiapos e por isso, não enrosca na fiação elétrica.
27) Se for usar um aspirador de pó, certifique-se de que a energia elétrica de onde está o perfilado encontra-se devidamente desligada. Aspire em baixa velocidade, para não desacomodar a fiação elétrica no perfilado.
Pronto! Seu perfilado já está integrado a iluminação de seu ambiente e em perfeitas condições de uso.